Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Ações e programas

 

CIDADES LIMPAS

Iniciado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas foi oficialmente instituído por meio do Decreto Nº 38.407, de 14 de agosto de 2017.

Coordenada pela Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Operação nas Cidades, a força-tarefa realiza ações em todas as regiões do DF. Por meio de inter-relação com diversos órgãos do poder público, do terceiro setor e da iniciativa privada, o mutirão leva qualidade de vida à população com intervenções profundas de zeladoria, revitalização e melhoria do ambiente urbano.

 

 

OPERAÇÕES ESTRATÉGICAS

A Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Operação nas Cidades promove intervenções estratégicas para solucionar problemas pontuais. Entre elas, destaque para:

– Manejo ambiental: a força-tarefa consiste em percorrer as casas das áreas mapeadas e mobilizar os moradores para retirarem materiais inservíveis, potenciais criadouros do Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e escorpiões;

– Revitalização nos Setores Hoteleiros Sul e Norte: considerada uma extensão do Cidades Limpas, a ação envolve principalmente o combate a vetores de doenças. Porém, implementa também serviços de revitalização do ambiente, como melhoria da iluminação, pintura da sinalização e intervenções educativas junto aos trabalhadores da região;

– Limpeza de bocas de lobo: ação preventiva a alagamentos em pontos considerados críticos pela Defesa Civil, como as tesourinhas da Asa Norte e quadras comerciais de Taguatinga. Em todo o DF, 6.475 bocas de lobo foram desobstruídas somente 2017, quando foram retiradas 302 toneladas de lixo que impediam o fluxo da água.

 

 

Atualizado em: 21 de novembro de 2018