7/02/19 às 15h21 - Atualizado em 7/02/19 às 15h23

Após chuva, Samambaia recebe diversos mutirões para reparos em casas e vias públicas da cidade

Temporal ocorreu na terça-feira (5), mas a Administração e órgãos do GDF estão trabalhando para solucionar problemas

Depois das chuvas que atingiram Samambaia, na terça-feira (5), a Administração Regional de Samambaia agiu para atender as 30 casas que foram prejudicadas pela tempestade e acionou demais órgãos para o auxílio, como Defesa Civil, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Novacap.

Logo após a tempestade, uma equipe da Administração foi às ruas fazer um mapeamento para saber a quantidade de árvores que foram derrubadas, os locais que ficaram sem energia elétrica e demais manutenções necessárias. As quadras 512, 327 e 123 foram as mais prejudicadas. No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros agiu imediatamente, retirando as árvores que obstruíam as vias públicas.

A Defesa Civil atuou para verificar, além dos telhados derrubados, se os imóveis tiveram suas estruturas afetadas e, em parceria com a Administração Regional, entregaram colchões, cobertores e cestas básicas para as famílias afetadas.

Nesta quinta-feira (7), a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, por meio do projeto Mãos Dadas, que conta com presos do sistema semiaberto, estarão na cidade para a retirada de árvores que estão nos canteiros e desempenhar as limpezas de lotes deteriorados.

Glayce Helena Barbosa, administradora de Samambaia, enfatiza a importância do governador Ibaneis Rocha ter anunciado um mutirão de limpeza nos locais mais castigados pelas chuvas. “Estamos atendendo as casas atingidas, cerca de 60% da limpeza já ocorreu na cidade e empresários locais estão sendo essenciais para a reconstrução desses lares”.

A administradora tranquiliza a população, pois o governador conversou com os empresários, que vão disponibilizar materiais de construção e móveis das residências que foram perdidos. “Agradecemos também toda a ajuda que recebemos até agora, elas foram primordiais para conseguíssemos erguer rápido as demandas dos moradores que, inclusive, têm ajudado nas recuperações das habitações”, conta com ânimo.

Próximas ações
Está programado para o este sábado (9) um grande mutirão na cidade para a reconstrução e reparos. Entre os órgãos participantes, Novacap, SLU, CEB, Agefis e Funap.