Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/19 às 17h34 - Atualizado em 9/05/19 às 18h03

Dia das Mães – Vicerlina

COMPARTILHAR

Mãe de 6 filhos, Vicerlina Pereira dos Santos, representa a força e superação de muitas mulheres nesse Dia das Mães

 

Vicerlina Pereira dos Santos, 40, mãe de 5 filhos e grávida de 6 meses, mora na Estrutural e representa, no mês das mães, a história de força e luta de muitas mulheres no Distrito Federal. O berço de sua história é o interior da Bahia, no qual morava com sua mãe, até os 17 anos. Foi nessa idade, já grávida de sua primeira filha, Fabiane (20), que Brasília veio a ser a esperança que procurava por um emprego e condições de sustentar o bebê que estava à caminho.

 

Mas essa procura não foi fácil. Vicerlina demorou até conseguir trabalhar em casa de família e obter sua primeira fonte de renda, por meio da qual foi se sustentando e firmando na Estrutural, cidade onde mora desde que chegou na capital. Ela destaca a ajuda da comunidade, da Igreja e da Administração da cidade, nesse processo, que sempre ajudaram com doações de alimentos, roupas e nos cuidados das crianças: Ângela (15), Elisângela (14), Leandro (8) e Larissa (3).

 

Hoje em dia, ela já não trabalha mais fora, devido à gravidez de risco provocada por pressão alta e diabetes, e vive da renda do pai das duas crianças mais novas, da ajuda de sua filha mais velha que trabalha, e do Programa Bolsa Família. A família, agora, mora numa casa doada através de sorteio pelo órgão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

 

Os cuidados e a educação dos 5 filhos também ficaram por conta dela, que passou a auxiliar também os filhos dos vizinhos. Mas devido às condições de saúde, teve de interromper esse cuidado com as outras crianças da comunidade, mas disse que pretende voltar assim que o bebê nascer.

 

A história de Vicerlina, nesse período de dia das mães, é uma homenagem à todas as mulheres que, como ela, vieram de outros estados do Brasil para construir uma vida melhor para seus filhos em Brasília, e que fazem das Regiões Administrativas, palco de suas trajetórias marcadas por muita força, coragem e superação.