13/02/20 às 18h11 - Atualizado em 17/02/20 às 17h43

GDF inaugura Escola Classe JK no Sol Nascente

A primeira de mais cinco Centros de Educação de Primeira Infância (CEPIs) nos próximos dias

Foi inaugurada nesta quinta-feira (11), a Escola Classe Juscelino Kubitschek, para atender 960 estudantes do ensino infantil (de 4 e 5 anos) e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Erguida em um terreno com 4.550 m².

Fotos: Adriana Ponce / Secid

Estiveram presentes várias autoridades, como, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Brito; o fundador, Paulo Octávio, secretários; administradores; parlamentares, representantes do setor produtivo, lideranças comunitárias e moradores do Sol Nascente, coordenadores regionais, docentes e servidores.

Fotos: Adriana Ponce / Secid

Segundo o secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires – “O mais importante disso tudo é o investimento que está sendo feito na área da educação. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tem feito um trabalho muito grande, que diz respeito a resgatar todos os projetos de educação que existia, desde aqueles que os recursos estavam perdidos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FMDE)”. Acrescentou que a escola é uma demonstração clara do governador para com as crianças que é o futuro do Brasil. “Uma área muito carente da cidade e a atenção dele é para os mais pobres. A razão da nossa felicidade aqui hoje”, disse.

Fotos: Adriana Ponce / Secid

O secretário executivo das Cidades, Fernando Leite, também destacou a importância da escola para o DF, como um todo, como melhoria na qualidade de estrutura e principalmente de ensino. “Excelentes instalações para alunos de uma região carente que tem o mesmo direito de todos os alunos”, disse. Acrescentou que é uma escola padrão, o que vem fortalecer o comprometimento que o governador, Ibaneis Rocha, assumiu em governar para os pobres. “O Sol Nascente está recebendo um presente, de primeiríssimo mundo”, afirmou.

Fotos: Adriana Ponce / Secid

O coordenador da Regional de Ceilândia, Marcos Antônio Sousa, que trabalha na área da educação faz 25 anos e “cinco” deles, na Região Administrativa do Sol Nascente, conta que uma região com 130 mil habitantes ter apenas três escolas, sobrecarregava muito a região de Ceilândia. Essa escola veio trazer uma mudança de perfil: “os mais carentes terem direito a uma das melhores escolas públicas já construídas”, relatou. E mencionou o orgulho de ter mais de 200 alunos da rede pública aprovados na Universidade de Brasília (UnB). “Vale a pena acreditar e investir na Educação”, enfatizou.

Fotos: Adriana Ponce / Secid

As aulas começaram na segunda-feira (10). Localizada na Quadra 500 do trecho 01 do Sol Nascente, a JK oferece aos estudantes um espaço com 16 salas de aula (oito para a educação infantil e oito para o ensino fundamental), além de salas de música, artes,  leitura, e de vídeo, brinquedoteca, cozinha e laboratório de ciências. “Estou muito feliz. Uma escola que surge com todas as possibilidades para a população da região do Sol Nascente”, concluiu o administrador do Pôr do Sol e Sol Nascente, José Goudim Carneiro.

Fonte: Ascom Segov / Secid