6/06/19 às 10h22 - Atualizado em 6/06/19 às 10h23

Instituto Hospital de Base é apresentado para as Regiões Administrativas

Encontro entre secretários e administradores visa o fortalecimento da saúde no DF

O Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), foi apresentado nesta quarta-feira (5), para as Administrações Regionais. A finalidade era alinhar as questões básicas de saúde e novas ações do governo para atender esta área prioritária para a população.

Os administradores estiveram presentes para mostrar a realidade das regiões e tirar dúvidas. Assim, o secretário das Cidades, Gustavo Aires, contou sobre a importância deste primeiro encontro com o Instituto. “O objetivo é a interação entre as Administrações, pois são os que estão na base da estrutura, em contato direto com a comunidade. E a ideia é que esses encontros sejam de forma contínua”.

Alguns projetos foram apresentados, ao longo da reunião, como uma campanha de multivacinação em escolas, para atualizar os cartões das crianças que não receberam doses de vacina, levando a saúde para além dos postos e hospitais. E, além disto, um calendário de cada região foi proposto para alinhar as ações da saúde e atender melhor a sociedade.

Francisco Araújo, diretor-presidente do IHBDF, conta com o apoio das Administrações, pois estarão realizando um trabalho de campo, visitando de perto cada cidade. “Iremos ao território para conseguir dar a resposta para a sociedade e ver o que eles passam diariamente”, ressaltou o diretor.

Enfrentamentos contra o mosquito da dengue também foram citadas, já que é a principal força-tarefa que está sendo mobilizada nas cidades. De acordo com o secretário da saúde, Osnei Okumoto, desde que as tendas de hidratação foram montadas, no final de maio, 40% dos atendimentos diminuiu em alguns hospitais.

A iniciativa agradou os administradores, como Sérgio Damaceno, do Paranoá, que disse que o Instituto precisa chegar em todo o DF, pois vê a melhoria dos atendimentos no Hospital de Base. O que ressaltou ainda o secretário de saúde. “Todo mundo vai estar de mãos dadas e temos certeza que o governador estará feliz com este trabalho em conjunto”, falou Okumoto.

Fotos: Adriana Ponce