16/01/19 às 18h05 - Atualizado em 16/01/19 às 18h16

Reunião foca no combate ao mosquito da dengue em Brazlândia e Entorno

Cidade teve o maior número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em 2015 e 2016

Na manhã desta quarta-feira (16), o secretário das Cidades Gustavo Aires esteve em uma reunião na Administração Regional de Brazlândia para tratar do combate ao Aedes aegypti. O encontro foi marcado com urgência, após o governador Ibaneis Rocha determinar que o combate ao mosquito é importantíssimo em todas as regiões administrativas do DF e Entorno.

Na ocasião, também estiveram presentes o administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa, a secretária de Políticas Públicas, Meire Mata, o prefeito de Padre Bernardo, Claudienio Teixeira, o secretário de Saúde de Águas Lindas, Eduardo Rangel, e o diretor de Vigilância Ambiental e Saúde, Petrônio Lopes, com o intuito de fechar parceria e executar ações para combater o transmissor da dengue e outras arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika vírus, chikungunya e febre amarela), responsável por episódios anteriores de epidemias na cidade e região.

Brazlândia foi a cidade com mais casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em 2015 e 2016. Na época, três em cada dez moradores com dengue no Distrito Federal moravam na região.

“O governador está empenhado nessa questão e toda a população precisa se engajar. O trabalho requer esforço da comunidade, dos órgãos envolvidos nas ações, e, principalmente, dos administradores regionais. Eles são a porta de entrada para os agentes da Vigilância Ambiental e bombeiros serem bem recebidos. Se for preciso, bater de porta em porta para alertar o cidadão”, disse o secretário das Cidades Gustavo Aires.

O Diretor de Vigilância Ambiental em Saúde do DF, Petrônio Lopes, apresentou um balanço geral das atividades que vem sendo desenvolvidas na cidade e chamou a atenção para os casos notificados na região de Brazlândia e Entorno.

160: Ouvidoria da Secretaria de Saúde para fazer denúncias e reclamações.

Com informações da Administração Regional de Brazlândia.